sábado, 15 de outubro de 2011

O comprometimento

Recentemente tive que me submeter a uma pequena cirurgia, sem muita gravidade, mas que exigiu dois dias de internação. O hospital, de grande porte e de padrão elevado, lembrava um shopping, repleto de pessoas que mais pareciam estar a passeio do que em um espaço reservado a “doentes”.
Doentes????? Sim....doentes. Eles existem e estão mais sujeitos à morte do que os que estão “passeando” neste shopping. No entanto, não é confortável olhar para eles e pensar nesse tema tão assustador.
A morte é negada por todos nós. Não queremos pensar, nem falar sobre isso...e passamos a não respeitar um espaço que deveria ser silencioso, reservado e especial, no caso.
Os funcionários - médicos, enfermeiros, atendentes – parecem estar numa festa: falam e riem alto com colegas ou nos celulares....e as roupas, então??? As mulheres, as de branco, envoltas em jalecos bem justos, os sapatos de salto alto barulhentos, os longos cabelos chapeados e maquiadas para uma grande festa.
Não pude observar, em nenhum momento, um comprometimento com o trabalho e sim, o cumprimento mínimo de tarefas. Não me senti ouvida, tampouco cuidada...nem pelos médicos, nem pelos atendentes...não vi ninguém envolvido com o seu trabalho, de uma forma séria e responsável.
Poderíamos supor que essas atitudes traduzem determinados mecanismos de defesa frente ao tema da morte, sempre tão ameaçador? No entanto, deveríamos esperar que este tema fosse bem trabalhado durante a formação acadêmica de todos os envolvidos, preparando-os para lidar com a doença e a morte. Logo, concluímos que a formação acadêmica apresenta falhas, e muitas, se nos aprofundarmos no assunto.
Concluímos, além disso, que as pessoas não mais se comprometem com seu trabalho. Existe sim um desrespeito muito grande por parte daqueles que deveriam ser os nossos “cuidadores”. A figura daquela enfermeira pedindo silêncio em pequenos quadros distribuídos nos hospitais foi substituída pelo “glamour” do espaço físico e dos que ali freqüentam e trabalham.
Existe sim, em nosso mundo um grande desrespeito e uma falta de seriedade no trabalho.
O comprometimento, parece que ficou fora de moda...e as pessoas comprometidas com o seu trabalho de uma forma séria, passaram a ser discriminadas e excluídas do grupo.
www.tereza.psc.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário