terça-feira, 16 de agosto de 2011

Cortesia (agosto 2011)
No dicionário, a palavra CORTESIA significa urbanidade, maneiras delicadas, civilidade, polidez e afabilidade. No entanto, se perguntarmos a algum jovem, (e também a alguns mais velhos) qual o significado deste termo, provavelmente a resposta estará relacionada ao ganho de um “presente” diante de um bem de consumo adquirido. Ou seja, ao bônus que se obtém, na compra de algo. Claro, é a visão de uma sociedade consumista...Ninguém irá definir esta palavra ao seu real significado. Porquê?
Hoje se vive uma perda absoluta de valores...as pessoas não sabem mais o que é elegância e se esquecem que vivem em uma comunidade, e que o respeito é bom e deveria ser vivido por todos...Exemplos? palavras como “com licença”, “obrigado” e “por favor”, entraram em desuso; as pessoas falam no rádio num volume extremamente alto...outros ouvem seus Iphone, Itouch, Iqualquercoisa também com um volume absurdo...outros se esquecem das atitudes para com os mais velhos, e ainda outros querem entrar primeiro no elevador, no ônibus, no metrô para garantir o seu lugar...pensar em fazer uma cortesia e ceder o seu lugar a alguém? nem pensar...é o mundo dos espertos; que desejam sempre levar vantagens; que querem “passar a perna” no outro, sem dar a mínima para a necessidade do seu próximo. É...a cortesia também virou uma palavra descartável, com significado confuso e digna de gozação...
Que tal iniciarmos um movimento de boas atitudes em relação ao outro, como por ex. desejar-lhe bom dia com um sorriso nos lábios, e abrir a porta do elevador para permitir que ele entre antes de nós? São estes simples gestos , que nos tornam seres humanos com mais qualidade e nobreza. Estas pequenas atitudes poderão, um dia, evoluir para grandes atitudes e, assim, quem sabe, palavras como gratidão, compaixão, gentileza, elegância e delicadeza poderão ser vivenciadas por todos nós, voltando a fazer parte do nosso cotidiano.
                                           www.tereza.psc.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário